Balanchine & Millepied

Ei pessoal, como estão?
Na postagem de hoje concluiremos a temporada 2013-2014 de ballets no cinema, sendo uma contribuição do nosso amigo Maurice Lugher. De todas as apresentações, faltava apenas a exibição do programa "Balanchine & Millepíed", com Ópera de Paris. As obras escolhidas foram "O Palácio de Cristal" e "Daphnis e Chloé".
O Palácio de Cristal foi criado por Balanchine em 1947 para a Ópera de Paris, época em que atuou como mestre de ballet convidado na companhia. Para montar a obra, ele utilizou a Sinfonia nº 1 em Dó Maior, escrita por George Bizet aos 17 anos, quando ainda era aluno do Conservatório de Paris. Essa partitura ficou perdida por décadas, e somente foi redescoberta na biblioteca do Conservatório em 1933. Balanchine estruturou a peça em quatro movimentos, e precisou de apenas duas semanas para criar a obra. A produção conta com figurinos exuberantes criados por Christian Lacroix, representando cada grupo, composto por três casais e seis bailarinas, com uma cor diferente. Atualmente, o ballet é conhecido por um nome diferente: Sinfonia em Dó (Symphony in C, no original), e teve seus figurinos simplificados para a estreia do New York City Ballet no ano seguinte.
Já Daphnis e Chloé é um ballet de um ato (dividido em três cenas), baseado em um romance pastoral do século II, com música de Maurice Ravel e cuja coreografia foi elaborada por diversos nomes ao longo da história. Primeiramente, Michel Fokine produziu uma versão para os Ballets Russes de Diaghilev, depois vieram as montagens de Frederick Ashton e Greame Murphy, entre outros nomes. A que veremos no vídeo de hoje foi criada especialmente para a Ópera de Paris por Benjamin Millepied.
Segundo o site da companhia, "este encontro entre dois grandes compositores franceses e dois coreógrafos do New York City Ballet, seu fundador George Balanchine e ex-aluno Benjamin Millepied, destacam as semelhanças e dissonâncias entre eles." Matéria na íntegra aqui em francês
O ballet narra os encontros e desencontros de amor vividos pelos pastores Daphnis e Chloé. Vamos descobrir o que nos espera?
Balanchine & Millepied
Companhia: Ópera de Paris
Ano: 2014
Obras:
- O Palácio de Cristal/Sinfonia em Dó
Solistas:
Amandine Albisson e Mathieu Ganio (Primeiro Movimento)
Ludmila Pagliero e Karl Paquette (Segundo Movimento)
Valentine Colasante e Pierre Arthur Raveau (Terceiro Movimento)
Nolwenn Daniel e Emmanuel Thibault (Quarto Movimento)

- Daphnis e Chloé
Solistas:
Hervé Moreau como Daphnis
Aurélie Dupont como Chloé
Marc Moreau como Dorcon
Eleonora Abbagnato como Lyceion
François Alu como Bryaxis
Download:
https://drive.google.com/file/d/1zaIrVDQJzCTodyr3dYs1WNlVChVIxYy_/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .avi

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

E preparem-se, pois a próxima temporada vem aí, ela começa sempre entre Setembro e Outubro. O Royal e o Bolshoi já decidiram quais títulos serão exibidos, a Ópera de Paris ainda é uma incógnita.
Mas até lá teremos muitas novidades!!!! Quem me acompanha?

Comentários

Postar um comentário