Ballet "O Lago dos Cisnes"

Puxa pessoal, hoje já é a postagem 199... Como o tempo passou não é mesmo? Parece que foi ontem que iniciei o blog e agora estamos quase fechando nosso segundo ciclo de postagens! E fico muito orgulhosa de saber que estamos juntos nessa caminhada de alguma forma... Eu só tenho a agradecer!!!
Mas sem muitas delongas, que tal hoje conferirmos mais uma versão de "O Lago dos Cisnes"? Pois é, nossa 21ª montagem! A de hoje é uma das muitas lançadas pelo Bolshoi... e quantas versões eles lançaram! Quatro em DVD e uma cinema, acho que é um record!
A versão que estou trazendo foi gravada em 1976, sendo uma das últimas apresentações da grande diva Maya Plisetskaya pela companhia! E que diva... a Zakharova é linda, tem perna alta, gira infinitos fouettés de nos deixar de queixo caído... mas tamanho não é documento! A Maya consegue ser aclamada na coda do Pas de Deux do Cisne Negro sem fazer um foutté sequer, isso que é poder...
Prontos para se emocionar?
O Lago dos Cisnes
Companhia: The Bolshoi Ballet
Ano: 1976
Elenco:
Maya Plisetskaya como Odette/Odile
Alexander Bogatyrev como Príncipe Siegfried
Download:
https://drive.google.com/file/d/1oh6d5qHD3NgMeUp5_v6oV-Lp3tVc6TGT/view?usp=sharing

Formato do Vídeo: .mp4

Aplicativos Úteis: Clique Aqui!

E lá vamos nós.... O vídeo 200 nos espera!

Comentários

  1. Minha bailarina favorita, e, pra mim, a melhor de todos os tempos - pelo menos das que pude ver com base em gravações - adoraria que fosse possível ter acesso a gravações das grandes divas do século XIX, por exemplo. Ninguém se compara a ela em termos de dramaticidade, presença e musicalidade. E ela era bastante virtuosa para a época... Como, ainda hoje, não se surpreender com aqueles saltos altíssimos? Sem falar naqueles braços inigualáveis...
    Aliás, Julimel, você saberia me dizer se ela parou de fazer fouettés num certo estágio - e trocá-los por quantidades insanas de piqués en tournant que eram tão difíceis quanto - devido à idade? Pelo que me lembro, li alguma vez num comentário do youtube alguém dizer que isso aconteceu por causa de uma lesão. Os fouettés dela eram bastante imponentes e poderosos...
    A interpretação dela em O Lago dos Cisnes serve até hoje como referência e base para as bailarinas em ascensão - e a Maya, aliás, é uma heroína pra muitas delas, inclusive para a Svetlana Zakharova. Acho interessante perceber que existe conexão entre artistas tão diferentes de épocas tão distintas.
    Amo essa mulher hahahaha vou parar por aqui senão vou escrever um pergaminho. Obrigada mais uma vez pela contribuição e pelo excelente trabalho :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário